Buscar
  • Mauricio Barreira

Cultivo inédito de Cime di Rapa (brócolis de origem italiana) rende seu primeiro lote de antepastos


Primeira safra do vegetal gerou cinco mil potes da receita, em edição limitada e numerada, que acaba de chegar aos supermercados


Há pouco mais de três anos, Carmen De Tommaso, diretora da De Tommaso, marca pioneira na produção de antepastos de origem italiana no Brasil, resgatou uma tradição familiar e iniciou o projeto de implantação do cultivo inédito de Cime di Rapa, um tipo de brócolis italiano, em solo nacional. Em parceria com pequenos agricultores na região de Santa Isabel, interior de São Paulo, a primeira safra foi colhida no último trimestre do ano passado e, a partir dela, foram produzidas cinco mil porções da receita de antepasto de Cime di Rapa, que agora estão disponíveis para compra no varejo.


“Foi um longo período de testes. Do plantio à receita original, até chegar no produto final que estivesse adequado aos padrões de qualidade e sabor, indispensáveis na De Tommaso”, explica Carmen.


Inédito no Brasil, o Cime di Rapa ocupa o sexto lugar entre os vegetais mais cultivados na Itália, perdendo apenas para: tomate, alcachofra, batata, alface e erva doce, nesta ordem. Segundo Carmen De Tommaso, a colheita acontece uma vez por ano, pouco antes da Primavera e, por se tratar de uma verdura com características de cultivo em clima muito diferente do nosso, a conserva é produzida diariamente com os brotos do vegetal, sem conservantes e de forma artesanal. “O produto será sazonal, respeitando a tradição italiana. É a união da receita tradicional calabresa com as técnicas de conservação da De Tommaso, resultando em um produto versátil e com longa validade”, afirma a empresária que estimou em R$ 200 mil o investimento já feito para concretizar a ideia.


De acordo com Carmen, o Cima di Rapa De Tommaso possui sabor suave e sutilmente amargo, o antepasto acompanha muito bem pães de entrada como a focaccia, cremes como a polenta e até massas como o orecchiette, além de harmonizar perfeitamente com receitas que trazem anchova, linguiça ou pancetta como protagonistas.

3 visualizações0 comentário